Comissão de Educação debate possível emancipação do campus Mucuri da UFVJM para atender demanda da comunidade acadêmica.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá uma discussão de extrema importância na próxima terça-feira (2) sobre a possibilidade de emancipação do campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A audiência foi solicitada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e está marcada para iniciar às 15h30, ainda sem local definido.

A UFVJM, que atualmente possui cinco campus distribuídos em diferentes cidades, sendo dois em Diamantina, um em Teófilo Otoni, um em Janaúba e um em Unaí, tem no campus do Mucuri, criado em 2006 na cidade de Teófilo Otoni, uma importante extensão. O campus oferece uma variedade de cursos de graduação presencial e a distância, além de programas de pós-graduação.

De acordo com o deputado Nikolas Ferreira, a região atendida pelo campus Mucuri conta com mais de um milhão de habitantes e a presença da UFVJM desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico local. No entanto, o campus encontra-se subordinado à sede da universidade em Diamantina, o que tem levado a uma demanda antiga por sua emancipação.

Para o parlamentar, a emancipação do campus seria fundamental para garantir uma maior autonomia administrativa e financeira, permitindo uma gestão mais eficiente e rápida, além de uma maior adaptação às necessidades específicas da região. A medida conta com o apoio da comunidade acadêmica e dos moradores locais, que veem na emancipação uma oportunidade para melhorar a qualidade do ensino e pesquisa oferecidos pelo campus.

A discussão durante a audiência na Comissão de Educação será essencial para avaliar os impactos e benefícios da possível emancipação do campus Mucuri da UFVJM, levando em consideração o potencial de desenvolvimento educacional e socioeconômico da região. Será um momento importante para ouvir os diferentes pontos de vista e buscar soluções que atendam aos interesses da comunidade e da universidade.

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