A falta de acesso a creches e escolas é considerada pela parlamentar como uma violação aos direitos da infância, à educação, à segurança alimentar, ao trabalho e aos direitos humanos. Além disso, ela ressalta que essa situação contribui significativamente para o empobrecimento das famílias, uma vez que as mães são impedidas de ingressar no mercado de trabalho.
A audiência está marcada para iniciar às 10h30, no plenário 9 da Câmara dos Deputados. Diversos especialistas e representantes da sociedade civil foram convidados para debater o assunto com os parlamentares, buscando identificar soluções e estratégias para lidar com a falta de vagas em creches públicas.
A falta de creches públicas no Brasil é um problema antigo e recorrente, que impacta diretamente na vida de milhares de famílias. A ausência desse serviço essencial para o cuidado e a educação das crianças prejudica não apenas as mães, que são impossibilitadas de trabalhar, mas também compromete o desenvolvimento dos pequenos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 32% das crianças brasileiras de até 3 anos de idade estão sem acesso a creches públicas ou privadas. Esse número é alarmante e revela a urgência de políticas públicas eficientes para ampliar a oferta de vagas e garantir o direito à educação e ao desenvolvimento infantil.
Além da falta de vagas, é preciso também verificar a qualidade dessas creches. Muitas vezes, mesmo havendo vagas disponíveis, as condições estruturais e pedagógicas dessas instituições deixam muito a desejar, prejudicando o desenvolvimento integral das crianças e colocando em risco sua segurança e bem-estar.
Portanto, a discussão realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados é de extrema importância e deve resultar em medidas concretas para enfrentar esse grave problema social. As crianças e suas famílias não podem continuar sendo prejudicadas pelas falhas do sistema de creches públicas no Brasil. É necessário investir em políticas eficientes que garantam acesso, qualidade e segurança nas instituições de educação infantil.