Comissão de Agricultura debate posição do Brasil na Conferência da OMS sobre Controle do Tabaco e pede representação no encontro.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados irá realizar uma mesa-redonda nesta quinta-feira (26) para discutir a posição do Brasil na Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco. A conferência será realizada no Panamá, entre os dias 20 e 25 de novembro.

Os deputados Alceu Moreira (MDB-RS) e Pezenti (MDB-SC) foram os responsáveis por sugerir o debate. De acordo com eles, é importante que o governo debata previamente o posicionamento do país neste encontro mundial. Os deputados afirmaram que em uma audiência pública anterior sobre o assunto, os representantes do governo foram evasivos nas respostas, alegando que ainda não havia uma posição definida pelo Brasil, já que o evento ainda seria realizado em novembro.

Além disso, os deputados também propuseram que a Comissão de Agricultura enviasse uma representação para a reunião no Panamá. Eles destacaram a importância deste posicionamento do Brasil, uma vez que o país é o maior exportador mundial de tabaco, com mais de 465 milhões de toneladas exportadas, o dobro da produção do segundo colocado.

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco é um tratado internacional de saúde pública promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de estabelecer medidas que impactam tanto os cidadãos quanto os produtores rurais.

A mesa-redonda acontecerá às 10 horas, no plenário 6. A lista de convidados pode ser conferida no site da Câmara dos Deputados.

Este debate é de extrema importância para o Brasil, visto que o país desempenha um papel fundamental na produção e exportação de tabaco. A posição que o Brasil irá adotar na Conferência-Quadro terá consequências diretas para a economia do país e para os produtores rurais envolvidos neste setor.

Por isso, é de fundamental importância que o governo participe das discussões e apresente uma posição clara e sólida sobre o controle do tabaco. É necessário conciliar as preocupações com a saúde pública e a busca por políticas que não prejudiquem os produtores rurais e a economia do país.

A mesa-redonda irá proporcionar um espaço de diálogo e troca de informações entre os representantes do governo e os parlamentares, além de permitir que especialistas no assunto apresentem suas opiniões e contribuições. É uma oportunidade para debater os desafios e buscar soluções que levem em consideração todos os aspectos envolvidos no controle do tabaco.

Portanto, a realização desta mesa-redonda é um passo importante para garantir que o Brasil esteja preparado e representado de forma adequada na Conferência das Partes da Convenção-Quadro da OMS. Cabe ao governo e aos parlamentares encontrar um equilíbrio entre a saúde pública e os interesses econômicos do país, para assim contribuir para um controle efetivo do tabaco e seus impactos na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo