Começam as inscrições do SiSU para o segundo semestre de 2022


Sistema oferece vagas em universidades públicas de todo o país; seleção acontece com base nas notas do Enem 2021 e seu resultado sai no dia 6 de julho

Foto: Reprodução

 

As inscrições para um novo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) estão abertas até às 23h59 desta sexta-feira, 1º de julho. Mantido pelo Ministério da Educação (MEC), ele seleciona estudantes para vagas disponíveis em instituições públicas federais e estaduais de ensino superior em todo o Brasil. A seleção, válida para o segundo semestre de 2022, é aberta aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, com nota acima de zero na prova de redação e que não prestaram o exame na condição de treineiro.

Ao todo, serão disputadas 65.932 vagas distribuídas em 2.043 cursos de graduação de 73 faculdades, universidades públicas e Institutos Federais em 22 estados. Entre os cursos com mais vagas ofertadas nesta edição, estão os de Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Acesso Único do MEC, com acesso através do login único da Gov.br, plataforma de acesso a serviços públicos digitais. O candidato deve criar uma conta nesta plataforma para ter acesso ao sistema ou, caso já a tenha, informar o CPF e a senha. Em seguida, ele deve consultar as vagas disponíveis e indicar duas opções de curso e escolher a ampla concorrência ou o sistema de ações afirmativas (cotas).

A escolha dos candidatos para as vagas é baseada nas melhores classificações de cada candidato, conforme a nota obtida no Enem 2021. A chamada única com os candidatos aprovados deve ser divulgada em 6 de julho, e estes devem fazer suas matrículas entre os dias 13 e 18 de julho. Os excedentes, por sua vez, têm prazo entre os dias 6 e 18 de julho para manifestar seu interesse em participar da lista de espera.

O resultado do SiSU pode ser consultado no boletim do candidato, no Acesso Único, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-61-61-61.

Nota do Enem para Unit

Para quem deseja ingressar nos cursos de uma instituição privada de ensino superior, a exemplo do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) – a única instituição em Alagoas a ser classificada com a nota máxima pelo MEC –, pode utilizar as notas do Enem. Para isso, o candidato precisa ter feito o exame nos últimos cinco anos para que essas notas sejam validadas na instituição.

As inscrições para ingressar na Unit/AL podem ser feitas através do endereço https://www.unit.br/enem.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo