Ciclone extratropical causa destruição e mortes no Sul do Brasil e Uruguai, e temporais continuam a atingir a região



Após a passagem devastadora de um ciclone extratropical pelo litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai, que deixou pelo menos 37 mortos e cidades em ruínas, o Estado se prepara para enfrentar mais temporais. Segundo os especialistas da Climatempo, novas áreas de nuvens carregadas já se formaram sobre partes do Rio Grande do Sul e Uruguai, e durante o feriado da Independência do Brasil, essas nuvens se espalharão pelo Estado.

A previsão é de que a chuva mais intensa ocorra no centro-sul do Rio Grande do Sul, mas no norte do Estado e na Grande Porto Alegre também são esperados períodos de chuva ao longo do dia, podendo ser forte em alguns momentos. A Climatempo ainda alerta para a possibilidade de rajadas intensas de vento, que podem chegar a 90 km/h no litoral sul, ainda menos intensas do que as que atingiram a região de Canguçu, que chegaram a 80 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de grandes acumulados de chuva, especialmente no extremo sul do Estado, com volumes que podem ultrapassar os 70 milímetros em algumas áreas.

A situação tende a piorar na sexta-feira, com a formação de uma nova frente fria que vai espalhar ainda mais a chuva sobre o Sul do País. As áreas de serra e planalto devem ser as mais afetadas, com chuvas mais frequentes e volumosas. As outras regiões também terão chuvas, mas podem registrar alguns períodos com a presença do sol ao longo do dia.

Segundo o Inmet, essa nova frente fria potencializará a instabilidade e pode provocar acumulados de chuva de até 100 mm em parte do Rio Grande do Sul, atingindo as mesmas áreas já afetadas nos últimos dias. O instituto ressalta a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais, além de seguir as recomendações da Defesa Civil Nacional.

No sábado, a nebulosidade e a chuva devem diminuir no centro-oeste sul do Rio Grande do Sul, mas a Grande Porto Alegre, a serra, o planalto e o litoral norte do Estado ainda terão céu nublado e chuvas, que podem ser fortes em alguns momentos, de acordo com a Climatempo.

Já no domingo, o sol deve voltar a aparecer, com força, em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, pancadas de chuva com raios podem ocorrer no período da tarde e da noite na região central e oeste do Estado.

É importante que a população esteja atenta aos avisos meteorológicos e siga as recomendações das autoridades competentes para evitar danos maiores e garantir a segurança de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo