Esses especialistas trabalham para conseguir uma combinação eficaz que permita um impulso contínuo, menores velocidades de partida e, consequentemente, um rendimento otimizado. A essência do motor de detonação rotativa é a propagação contínua de múltiplas ondas de detonação em um canal anular, um método que, em teoria, pode ser até 25% mais eficiente do que os sistemas de combustão convencionais. Hoje em dia, na corrida tecnológica por armamentos e aviações hipersônicas, vários países competem na pesquisa e desenvolvimento de motores específicos, embora muitos modelos ainda enfrentem limitações estruturais.
O novo protótipo chinês se destaca por incluir um compressor de rotor baseado na tecnologia ramjet, que utiliza lâminas rotativas montadas em uma carcaça fixa, otimizando o processo de compressão da mistura de combustível e permitindo a detonação interna. Esse ciclo de combustão gera uma expansão supersônica do gás, potencializando a eficiência do motor. Por meio do ajuste da velocidade do rotor, os engenheiros garantem que a onda de detonação se mantenha em uma posição ideal, contribuindo para ganhos máximos de pressão e eficiência termodinâmica.
Com essas inovações, a China não apenas se posiciona como um líder na pesquisa de tecnologias hipersônicas, mas também intensifica a competição global em avanços de defesa e aviação. Essa busca incessante por melhorias no desempenho dos motores a jato hipersônicos pode ter um impacto significativo na segurança e na estratégia militar do país, refletindo a importância desse tipo de tecnologia na geopolítica atual. Como resultado, a exploração de novos conceitos e a implementação de sistemas de propulsão mais eficientes podem moldar o futuro das operações aéreas e de missões de defesa em escalas globais.