CEO do Telegram, Pavel Durov, detido em aeroporto de Paris por não cooperar com investigações sobre crimes na plataforma.

O fundador e CEO do popular aplicativo de mensagens Telegram, Pavel Durov, foi detido no último sábado, 24 de julho, no aeroporto de Le Bourget, próximo a Paris, em uma operação conjunta das autoridades francesas. A detenção ocorreu após um mandado de busca ter sido emitido por investigadores franceses, baseado em uma investigação preliminar sobre diversas infrações cometidas por usuários do aplicativo.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, o Escritório de Combate à Violência contra Menores emitiu o mandado de busca contra Durov, acusando-o de não colaborar com as autoridades na investigação de crimes cometidos através da plataforma Telegram. As acusações incluem fraude, tráfico de drogas, crime organizado, apologia ao terrorismo e crimes contra crianças.

Pavel Durov, de 39 anos, que possui nacionalidade franco-russa, foi detido na companhia de seu guarda-costas e sua assistente, após desembarcar de seu jato particular vindo do Azerbaijão. O bilionário pretendia passar pelo menos uma noite em Paris antes de ser abordado pelas autoridades locais entre 19h30 e 20h do horário local.

O mandado de busca só seria efetivado se Durov estivesse em solo francês, conforme noticiou o canal TF1. As autoridades responsáveis pela investigação expressaram surpresa com a decisão de Durov em visitar Paris mesmo sabendo que estava sendo procurado, destacando a importância de acabar com a impunidade no Telegram.

O Escritório Nacional Antifraude colocou Durov sob custódia e ele deverá ser apresentado a um juiz de instrução ainda no sábado, com a possibilidade de enfrentar acusações no domingo por sua suposta cumplicidade em crimes cometidos através da plataforma Telegram. Fontes próximas ao caso indicaram que Pavel Durov poderá ser colocado em prisão preventiva, devido à falta de moderação e cooperação da plataforma em relação aos delitos ocorridos em sua rede.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo