Censo do IBGE mostra queda no número de pessoas sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto em Alagoas.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados de um censo que apontam uma queda no número de pessoas sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto em Alagoas. De acordo com o levantamento, realizado com mais de 2,2 milhões de habitantes acima de 18 anos, cerca de 986.137 indivíduos se encontram nessa situação, o que equivale a 43,6% da população do estado.

Esses dados revelam uma redução significativa em comparação com o Censo de 2000, quando aproximadamente 75% dos alagoanos não haviam completado a educação básica. A nível nacional, o percentual de pessoas nessas condições é de 35,2%, ressaltando a melhoria no acesso à educação ao longo das últimas décadas.

Uma das tendências observadas é a busca pela ampliação do nível educacional dos brasileiros. Em Alagoas, por exemplo, 267.996 pessoas possuem formação de nível superior. O índice de escolaridade é mais elevado na capital, Maceió, com mais de 20% da população possuindo ensino superior completo. Outras cidades como Arapiraca, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Barra de São Miguel também se destacam nesse aspecto.

No entanto, existem municípios que ainda enfrentam desafios em relação à educação. Mata Grande, Estrela de Alagoas, Inhapi, Olho d’Água Grande e Campo Grande são as localidades onde há maior concentração de habitantes sem nenhum ou com baixo nível de escolaridade.

Diante desse panorama, é possível perceber avanços significativos, mas também a necessidade de continuar investindo na educação para garantir o desenvolvimento e a inclusão de todos os cidadãos alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo