Cemitérios públicos de Maceió enfrentam superlotação após pandemia e vereadores realizam inspeção para buscar soluções



A superlotação nos cemitérios públicos de Maceió é uma realidade preocupante, ainda mais agravada pelo período da pandemia. A fim de inspecionar essa situação, uma comissão de vereadores, liderada pela vereadora Silvania Barbosa (MDB), visitou nesta quarta-feira (27) os cemitérios de São José, no bairro do Trapiche, e da Piedade, no bairro do Prado.

A presidente da comissão observou que a situação já era delicada antes da pandemia, porém se tornou ainda mais complicada após o surgimento da Covid-19, quando diversas ruas foram utilizadas para o sepultamento das vítimas. Em uma das antigas ruas, foram sepultadas 400 pessoas.

A visita contou com a presença dos vereadores Siderlane Mendonça (PL), Cal Moreira (PV), Rodolfo Barros (PSB), Fábio Rogério (PSB) e Pastor Oliveira (Republicanos). Os parlamentares percorreram os locais onde ocorreram um maior número de sepultamentos.

Ao lado do diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Urbano (Alurb), Moarcir Teófilo, e do coordenador de cemitérios, Tarcísio Palmeira, os vereadores receberam informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para humanizar os ambientes e preservar as áreas de sepultamento.

Atualmente, estão sendo realizados serviços de manutenção e um amplo levantamento para identificar o número de espaços disponíveis para novos sepultamentos. Moarcir destacou a preocupação com a segurança dos familiares dentro do cemitério, sendo necessário o uso de brita para garantir uma caminhada mais firme entre as covas abertas durante a pandemia.

A situação dos cemitérios de Maceió é bastante complexa e necessita de investimentos por parte do Executivo. A gestão municipal já está discutindo internamente possíveis soluções para esse problema, que já se arrasta há alguns anos.

Silvania Barbosa ressaltou que o assunto já foi discutido em mandatos anteriores, porém sem avanços. Agora, a comissão busca conhecer outras experiências, inclusive por meio de uma viagem ao estado de São Paulo, onde pretende estudar a gestão de um cemitério vertical público. Essa pode ser uma das soluções a serem adotadas em Maceió, e a proposta é construir um modelo semelhante no bairro do Benedito Bentes.

A visita aos cemitérios públicos de Maceió mostrou a urgência em buscar alternativas para lidar com a superlotação e garantir um ambiente digno para os sepultamentos. A comissão de vereadores seguirá acompanhando o tema e buscando soluções viáveis que atendam as necessidades da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo