Casos de sarampo confirmados em São João de Meriti; crianças recebem alta médica e passam bem. Vigilância epidemiológica orienta vacinação.



Dois casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (14), em São João de Meriti, município localizado na Baixada Fluminense. As vítimas são duas crianças da mesma família, que foram atendidas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 2 e receberam alta médica no dia 13, estando em bom estado de saúde.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que orientou o município a vacinar os profissionais de saúde que tiveram contato com as crianças e a realizar busca ativa por outros casos suspeitos da doença.

Até o momento, não foram notificados outros casos suspeitos relacionados aos casos em São João de Meriti, conforme destacou o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro. Vale ressaltar que esses dois casos não possuem relação com o ocorrido em Itaboraí, onde também foi confirmado um caso de sarampo em uma criança de 6 anos.

Em 2024, foram notificados 207 casos suspeitos de sarampo, sendo um confirmado e outro ainda em investigação. A Secretaria de Saúde alerta para a importância da notificação imediata de casos suspeitos e da vacinação da população, que é fornecida por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

As duas vacinas são obrigatórias e fazem parte do calendário vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. A tríplice viral é aplicada aos 12 meses de idade e a tetra viral, aos 15 meses. A população até 29 anos deve ter duas doses da tríplice viral, enquanto adultos de 30 a 59 anos necessitam de pelo menos uma dose. Profissionais de saúde devem comprovar duas doses, independentemente da idade.

Por fim, a orientação é para que os responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação dos filhos e busquem atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. A recuperação do certificado de eliminação do sarampo pelo Brasil, após cinco anos, é um marco importante na luta contra a doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo