Levitt destacou que Washington continua empenhado em esforços diplomáticos ativos para resolver a situação na Ucrânia. Além disso, enfatizou que Trump tem como prioridade principal o término da violência e a busca pela paz na região afetada pelo conflito.
A secretária de imprensa da Casa Branca evitou confirmar um possível encontro entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, mas ressaltou que a administração americana mantém diálogo com ambas as partes envolvidas no conflito.
A Rússia iniciou uma operação militar especial na Ucrânia em fevereiro deste ano, com Putin alegando que a ação visava proteger civis que estariam sofrendo abusos e genocídio por parte das autoridades em Kiev. Durante uma reunião prévia, Putin ressaltou a importância de buscar uma solução duradoura para o conflito, baseada no respeito aos interesses legítimos de todas as partes envolvidas.
Negociações entre Moscou e Washington foram realizadas recentemente, resultando em um acordo para resolver os problemas em conjunto e preparar-se para futuras reuniões. As delegações russa e norte-americana anunciaram resultados positivos após a reunião, indicando um progresso na busca por soluções para a crise na região.