Carros de órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro serão equipados com câmeras de videomonitoramento para reforçar a segurança

O estado do Rio de Janeiro está investindo em tecnologia para reforçar a segurança pública, com a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as viaturas dos órgãos de segurança pública e defesa civil. Ao todo, serão 5.849 veículos equipados com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, em um investimento total de R$ 236,5 milhões.

Cada carro terá uma câmera interna e duas externas, que irão captar imagens durante o serviço e projetá-las em um monitor instalado no painel da viatura. O governador Cláudio Castro destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que o estado está no caminho certo para melhorar os índices de segurança e garantir mais tranquilidade para a população.

Os equipamentos serão instalados em viaturas de sete órgãos estaduais, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Administração Penitenciária, Defesa Civil, Secretaria de Governo, Casa Civil e Instituto de Pesos e Medidas. Na Polícia Militar, as câmeras embarcadas serão instaladas inicialmente em 1.500 viaturas, proporcionando mais transparência nas ações policiais e aumentando a efetividade nas operações de patrulhamento.

O secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, ressaltou que as câmeras embarcadas irão proteger legalmente os policiais em diversas ocorrências, além de auxiliar na missão de garantir a segurança da população. Atualmente, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da corporação já monitora imagens geradas por projetos de videomonitoramento urbano e câmeras corporais portáteis.

Com a instalação dessas câmeras de videomonitoramento, o estado do Rio de Janeiro busca aumentar a eficiência e a segurança nas operações dos órgãos de segurança pública, promovendo um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo