Carla Zambelli corre risco de prisão na Itália, afirma embaixador brasileiro; Interpol em ação para localizá-la após pedido de extradição do Brasil.



A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pode estar prestes a ser presa na Itália, conforme revelou o embaixador brasileiro no país, Renato Mosca, em entrevista à TV Globo. Zambelli, que teve seu salário bloqueado pela Câmara dos Deputados devido a uma condenação a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é alvo de um mandado de prisão expedido pelas autoridades brasileiras e referendado pela justiça italiana. O embaixador Mosca confirmou que as autoridades judiciais italianas aceitaram o pedido do Brasil para incluir o nome da parlamentar na lista vermelha da Interpol, o que facilita sua localização e captura.

Atualmente, Zambelli está foragida e, segundo informações, fugiu para os Estados Unidos via Argentina, alegando inicialmente que estava na Europa para tratamento médico. A situação da deputada é complexa, uma vez que, apesar do mandado de prisão provisória estar em vigor, a legislação italiana não permite que prisões sejam efetuadas em locais que sejam considerados domicílios. Mosca destacou que as forças policiais italianas estão ativamente investigando e procurando pela parlamentar.

Adicionalmente, a Câmara dos Deputados atendeu ao pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) e bloqueou o salário de Zambelli, um movimento que marca uma escalada na pressão sobre a parlamentar, que já enfrenta um cenário político instável. Há expectativas de que a Câmara também siga com um processo de cassação do mandato da deputada, como preconizado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Na última semana, Zambelli manifestou em entrevista que pretende se entregar às autoridades italianas, questionando as decisões do ministro Alexandre de Moraes e denunciando que vem sofrendo “pressão política”. Essa declaração acrescenta uma dimensão de dramatismo e controvérsia a um caso que já está carregado de tensões políticas e jurídicas. Em meio a todo esse turbilhão, a continuidade das investigações e as ações das autoridades italianas e brasileiras permanecem sob os holofotes, com desdobramentos que prometem impactar não só a vida da parlamentar, mas também o cenário político nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo