Durante a cerimônia, Fernando Pompeu, presidente da Equatorial Alagoas, discursou sobre a importância do programa e do contínuo desenvolvimento profissional. Pompeu destacou, “É uma enorme satisfação contribuir para a formação de profissionais capacitados que estarão atuando em um setor vital, tanto em Alagoas quanto fora. O curso foi desenvolvido com foco primordial na segurança, um de nossos pilares. Reconhecemos que preparar indivíduos para o nosso setor é essencial para assegurar a confiabilidade dos serviços prestados aos nossos clientes”, afirmou.
Entre os formandos, Darlan Assis Valentin expressou sua gratidão e alegria por ter participado do programa, especialmente ao ser um dos selecionados entre oito mil candidatos. “Durante o treinamento, via eletricistas nas ruas e pensava: um dia estarei ali também. Hoje, com minha certificação em mãos, sinto que esse sonho está cada vez mais próximo. Sou grato à Equatorial e ao Senai por esta oportunidade única”, celebrou Valentin.
Daise Garcia, Gerente Executiva do SESI/SENAI Benedito Bentes, também compartilhou sua satisfação com a parceria contínua com a Equatorial Alagoas. “É uma honra colaborar com esse programa que possibilita sonhos e abre portas para que os alagoanos ingressem no mercado de trabalho. Espero que todos os formandos apliquem o conhecimento adquirido e valorizem a responsabilidade transmitida por essas duas grandes instituições”, frisou Garcia.
Desde o início do programa, em 2022, cerca de 150 alagoanos já foram formados como eletricistas de rede de distribuição de energia elétrica. A Equatorial Alagoas anunciou que novas inscrições ocorrerão em 2025, mantendo o curso 100% gratuito e disponibilizando auxílio financeiro aos alunos para facilitar a dedicação ao curso. A empresa ressalta que, embora os formandos sejam capacitados para o mercado de trabalho, não há garantia de emprego na Equatorial ou em suas parceiras.
O programa está firmemente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o ODS 4, que visa promover educação de qualidade. A iniciativa também apoia os objetivos relacionados à erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, e redução das desigualdades, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial em construir uma sociedade mais justa e sustentável.