Campanha Novembro Azul encerra com sucesso a programação de conscientização e prevenção ao câncer de próstata em Maceió.

No último mês, a cidade de Maceió foi palco de uma mobilização intensa coordenada pelo Programa Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS). A campanha Novembro Azul, que visa conscientizar e prevenir o câncer de próstata, teve sua programação concluída junto à população masculina, com ações educativas e oferta de serviços em diversas unidades de saúde do município.

Durante todo o mês, as equipes de saúde não mediram esforços para levar a mensagem de conscientização do Novembro Azul. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer, localizada no bairro Benedito Bentes, foram disponibilizados atendimentos médicos e odontológicos, palestras sobre o tema da campanha e exames preventivos do câncer de próstata. Além disso, também foram realizadas atividades como terapia de Reiki, distribuição de brindes e jogos de tabuleiro.

A USF João Sampaio também participou ativamente da campanha, oferecendo atendimentos clínicos, marcação de procedimentos pelo Pronto Atendimento, testes rápidos, aferição de pressão e medição de glicemia. Ao final da ação, os usuários foram agraciados com um lanche e sorteio de brindes.

Na Grota do Moreira, no Jacintinho, a USF João Moreira desenvolveu sua programação com a apresentação dos sinais e sintomas do câncer de próstata, abordando os cuidados preventivos à doença e fatores de risco. A equipe da unidade disponibilizou também serviços como vacinação e atendimentos médicos, além da distribuição de brindes e lanche coletivo.

A Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão também se engajou na campanha, oferecendo palestras e atendimentos médicos, além de serviços da rotina como vacinação. Uma das novidades foi a disponibilização de cortes de cabelo gratuitos, visando cuidar da autoestima dos usuários.

A responsável técnica pelo Programa Saúde do Homem na SMS, Camila Calaça, destacou a importância da campanha para intensificar as atividades de rotina das unidades de saúde e permitir um acesso mais regular dos homens aos serviços de saúde. Essas ações contribuem não apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas também para o cuidado integral com a saúde do público masculino.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo