O estilo adotado é o dos Reacts, um formato consagrado no YouTube e nas redes sociais, como o Tik Tok. A linguagem é a mais coloquial e informal possível, com a intenção de ser ágil e de criar uma espécie de bate-papo entre o narrador e quem assiste. Com dezenas de pequenos cortes que se entrelaçam, o vídeo é pensado para atrair o público adolescente e jovem que consome redes sociais.
No total, serão 11 vídeos com quatro protagonistas diferentes. A intenção é ilustrar a retomada e a consolidação dos 75 programas lançados ou recriados pelo Governo Federal ao longo de 2023. Os temas variam desde o Bolsa Família até o Mais Médicos, passando pelo Brasil Sorridente, Educação em Tempo Integral, Novo PAC, política de valorização do salário mínimo, investimentos em cultura, preservação do meio ambiente, igualdade racial e segurança.
Em um dos vídeos, um dos narradores comenta sobre imagens que ilustram que o país alcançou o maior número de pessoas com carteira assinada na série histórica, e que os percentuais de desemprego caíram aos menores níveis desde 2015. Outro momento destaca as novidades do Bolsa Família em 2023, incluindo valores a mais para crianças, adolescentes, gestantes e nutrizes na composição familiar.
Toda a campanha é embasada na mensagem final de que “vem muito mais por aí”. A primeira fase da campanha foi lançada em rede nacional e teve como objetivo mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país. Um dos filmes teve o formato de clipe e contou com a participação de artistas de variados estilos musicais, como soul, gospel, funk, toada e axé. Outro vídeo retratou uma festa de Natal e destacou o Movimento Nacional pela Vacinação, combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares. A campanha também contou com comerciais que colocaram os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais.
É esperado que a nova fase da campanha atraia a atenção do público jovem e gere discussões sobre os programas e perspectivas do Governo Federal para o próximo ano. Este novo estilo de comunicação e abordagem dos temas é uma estratégia para conectar ainda mais a população com as políticas e ações do governo. Fica o desafio de ver como a audiência reagirá a esse novo formato e se engajará nas discussões sobre o futuro do país.









