CAMARA DOS DEPUTADOS – Semana Nacional da Saúde Vascular é Instituída pela Lei 15.470/26 para Conscientização sobre Doenças Vasculares no Brasil

No dia 17 de julho de 2026, foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União a Lei 15.470/26, que institui a Semana Nacional da Saúde Vascular. Esta nova legislação estabelece que, anualmente, a semana que começa no dia 17 de agosto será dedicada a ações educativas, informativas e de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e controle das doenças vasculares.

As doenças vasculares representam um sério problema de saúde pública no Brasil, e a criação dessa semana temática reflete uma preocupação crescente com a saúde da população. Durante esta semana, diversas atividades serão realizadas em todo o país, com o objetivo de informar a sociedade sobre a importância dos cuidados com o sistema vascular e a prevenção de condições graves, como infartos e derrames.

A proposta para a realização da Semana Nacional da Saúde Vascular surgiu por meio do Projeto de Lei 5824/13, de autoria do deputado Geraldo Resende, do União de Mato Grosso do Sul, que foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado. A tramitação do projeto evidenciou a relevância do tema e o apoio unânime dos legisladores à iniciativa, sendo uma resposta à crescente demanda por informações que visem a redução das mortes decorrentes de problemas vasculares.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte no Brasil, com estimativas que apontam entre 300 mil e 400 mil casos anuais, resultando em um óbito a cada cinco a sete infartos. As estatísticas alarmantes ressaltam a urgência de abordagens preventivas eficazes. O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas, que abrange o período de 2021 a 2030, destaca a necessidade de promover a saúde e organizar o cuidado em relação a essas enfermidades, que são responsáveis por mais da metade das mortes no país.

A Semana Nacional da Saúde Vascular, portanto, não apenas traz à tona a discussão sobre doenças que afetam a população, mas também busca mobilizar esforços para reduzir os índices de morbidade e mortalidade associados a essas condições, enfatizando a importância do autocuidado e da informação na promoção de uma sociedade mais saudável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo