CAMARA DOS DEPUTADOS – Relator da reforma tributária apresenta parecer favorável a mudanças propostas pelo Senado em projeto de regulamentação.



Na noite de ontem, o relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), apresentou um parecer favorável à maior parte das mudanças propostas pelo Senado. Lopes destacou que as alterações rejeitadas por sua equipe tinham como objetivo manter a alíquota geral de referência em 26,5%. Uma das mudanças que foram acatadas foi a incidência do Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas, com um impacto de 0,07% na alíquota geral.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, do Poder Executivo, traz detalhes sobre cada regime de tributação favorecida com redução ou isenção de incidência, a devolução de tributos para consumidores de baixa renda (cashback), a compra internacional pela internet e a vinculação dos mecanismos de pagamento com sistema de arrecadação. Além disso, o projeto especifica reduções de alíquotas para diversos setores econômicos.

Durante a apresentação do parecer, Reginaldo Lopes explicou as 34 rejeições de trechos propostos pelo Senado, evidenciando a volta da substituição tributária, o retorno da lista de medicamentos com tributação menor, a manutenção da alíquota de 8,5% para Sociedades Anônimas de Futebol (SAF), a manutenção do Imposto Seletivo para bebidas açucaradas, além da continuidade da redução de 30% em serviços veterinários e planos de saúde animal.

O projeto encontra-se em discussão no Plenário da Câmara dos Deputados e mais informações serão divulgadas em breve. Para acompanhar as atualizações em tempo real, foi disponibilizado um link para assistir ao vivo. A reportagem foi realizada por Eduardo Piovesan, com edição de Pierre Triboli.

Com tantas novidades e ajustes propostos, a reforma tributária promete impactar de forma significativa a economia do país. Resta agora aguardar os próximos desdobramentos e decisões a serem tomadas pelos parlamentares em relação ao projeto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo