CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe restrição de venda direta de materiais de construção: Comerciantes de lojas serão beneficiados.

No próximo dia 23 de maio, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados irá se reunir para debater um projeto de lei que promete trazer mudanças significativas para o mercado de materiais de construção civil. O Projeto de Lei 6005/23 propõe a proibição das fábricas de venderem diretamente para construtoras, pessoas físicas ou jurídicas, estabelecendo que a comercialização seja feita exclusivamente por meio de lojas de materiais de construção ou distribuidores autorizados.

A audiência para discutir essa proposta será realizada no plenário 8, a partir das 10 horas, atendendo ao pedido do deputado Capitão Augusto, autor do projeto. Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir uma competição justa no mercado, evitando a concorrência desleal que a venda direta pode ocasionar, principalmente prejudicando os pequenos e médios comerciantes.

A intenção do projeto, de acordo com Capitão Augusto, é fortalecer o comércio varejista ao eliminar a venda direta das fábricas. A proposta aguarda o parecer do relator, deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade-RJ, na Comissão de Defesa do Consumidor.

Essa medida tem gerado discussões e opiniões divergentes entre os envolvidos no mercado de materiais de construção. Enquanto alguns acreditam que a proibição da venda direta pode estimular a economia local e promover uma distribuição mais equitativa dos lucros, outros argumentam que isso pode aumentar os preços ao consumidor final e restringir a liberdade de escolha.

As consequências dessa possível mudança na legislação serão acompanhadas de perto pelos setores envolvidos, na expectativa de compreender os impactos e desdobramentos que essa medida poderá trazer para o mercado de materiais de construção civil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo