Proposta de Lei visa Criminalizar Uso de Animais no Tráfico de Drogas
Recentemente, uma importante proposta de lei foi apresentada na Câmara dos Deputados, visando combater o uso de animais na prática do tráfico de drogas. O Projeto de Lei 1951/26, de autoria do deputado Capitão Alden, tipifica como crime o ato de forçar animais a ingerir substâncias ilícitas ou transportá-las ocultas em seus corpos. Se aprovado, o texto estabelece penas que variam de 5 a 15 anos de prisão, além de multas, somadas às sanções já previstas para o tráfico.
A proposta possui um caráter punitivo robusto, prevendo o aumento das penas em casos que resultem em morte ou lesão grave dos animais, quando a infração for praticada por organizações criminosas ou envolver o transporte de drogas em níveis interestaduais ou internacionais. Além disso, a punição será agravada se o crime ocorrer mais de uma vez.
Outro aspecto relevante é que o projeto insere essas novas condutas no âmbito da Lei de Drogas, que já possui uma estrutura penal para o tráfico. Além disso, a proposta altera a Lei dos Crimes Ambientais, tipificando especificamente como delito o uso de animais para tais práticas ilícitas. Nesse contexto, a pena para esse tipo de crime seria de reclusão de dois a cinco anos, acompanhada de multa.
O deputado Alden argumenta que o uso de animais para o transporte de drogas não apenas representa uma crueldade, mas também uma violação dos direitos dos animais, devendo ser responsabilizado adequadamente. “Ao garantir a responsabilização cumulativa pelos crimes de tráfico e maus-tratos, a proposta evita que infratores consigam se livrar de punições mais severas por meio de manobras jurídicas”, destacou o parlamentar.
Atualmente, a legislação vigente permite a punição do tráfico de drogas sem distinguir o meio utilizado, e os maus-tratos a animais são definidos, mas o uso destes em atividades criminosas não tem uma tipificação específica.
O próximo passo para a proposta é ser analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Após essas etapas, o Projeto de Lei será levado à votação no Plenário. Para que a proposta se transforme em lei, sua aprovação precisa ocorrer tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
Esse movimento representa um importante avanço na proteção dos animais e na luta contra o tráfico de drogas, refletindo uma crescente preocupação social e legislativa sobre a questão.





