CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe descontos para estudantes adimplentes do Fies até junho de 2023, garantindo igualdade de oportunidades.



A deputada Dayany Bittencourt apresentou o Projeto de Lei 1306/24, que propõe conceder os mesmos descontos previstos em lei para estudantes com dívidas atrasadas aos que pagaram em dia as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 30 de junho de 2023. A proposta visa garantir justiça social e igualdade de oportunidades aos estudantes que cumpriram regularmente com suas obrigações financeiras, independentemente das adversidades enfrentadas.

De acordo com a lei atual, estudantes com débitos vencidos há mais de um ano têm direito a descontos de até 77% do valor consolidado da dívida, podendo chegar a 99% do saldo devedor para aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham recebido auxílio emergencial. A deputada argumenta que a legislação anterior premiou apenas os estudantes inadimplentes, negligenciando aqueles que se esforçaram para honrar suas dívidas.

A proposta apresentada pela deputada Dayany Bittencourt também determina que o governo federal estime o montante que deixará de arrecadar com os descontos concedidos e inclua no Orçamento da União os recursos necessários para viabilizar os benefícios aos estudantes. A matéria será analisada pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de tramitação em caráter conclusivo.

A alteração proposta pela parlamentar busca corrigir uma suposta injustiça, premiando os estudantes adimplentes e garantindo que eles também se beneficiem das políticas de descontos previstas em lei. Agora, cabe aos órgãos competentes avaliar a viabilidade e os impactos financeiros da proposta, visando fortalecer a equidade e o acesso à educação superior para todos os estudantes brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo