CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe criação de fundo nacional para apoio a animais abandonados e campanhas de adoção no Brasil.

Na última terça-feira, dia 29 de outubro de 2024, o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) apresentou o Projeto de Lei 2925/24, que propõe a criação de um fundo nacional para financiar programas voltados para o bem-estar animal no Brasil. A iniciativa prevê a destinação de recursos para a esterilização, adoção e educação sobre cuidados com os animais, além de oferecer suporte financeiro a santuários e abrigos em todo o país.

Segundo o deputado Tavares, o Brasil enfrenta um sério problema relacionado à população de animais de rua, que não só resulta em sofrimento para os animais, mas também representa riscos para a saúde pública. Com o financiamento de campanhas de adoção responsável e apoio a eventos, o número de adoções pode aumentar consideravelmente, contribuindo para uma melhoria nas condições dos animais.

O Ministério do Meio Ambiente será o responsável pela administração do fundo, que será financiado através de recursos do Orçamento da União, doações, multas decorrentes de infrações às leis de proteção animal, entre outras fontes. A proposta agora seguirá para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que o Projeto de Lei seja efetivado como lei, será necessário que seja aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado. Esse processo envolve uma tramitação específica, com etapas de análise e votações em comissões designadas. É importante ressaltar que a proposta em questão tem como objetivo promover a proteção e cuidado com os animais, visando o bem-estar deles e uma convivência mais harmoniosa com a sociedade.

Portanto, o PL 2925/24 representa um avanço significativo no que diz respeito à legislação de proteção animal no Brasil, podendo trazer benefícios tanto para os animais quanto para a sociedade como um todo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo