CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei prevê penalidades para apologia a maus-tratos aos animais: multa e detenção de até um ano. Proposta em análise na Câmara.



Na última terça-feira, dia 14 de outubro de 2024, o Projeto de Lei 3789/23 ganhou destaque na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do deputado Bruno Ganem (Pode-SP), visa inserir na Lei de Crimes Ambientais a punição para a apologia aos maus-tratos aos animais. Segundo o texto, quem propagar, divulgar, manifestar publicamente ou privadamente o encorajamento ou defesa da prática de violência, crueldade, abuso, negligência ou abandono de animais poderá ser penalizado com detenção de três meses a um ano, além de multa.

A discussão sobre a apologia aos maus-tratos aos animais tem gerado debates intensos entre os parlamentares. Para Ganem, a proposta é fundamental para promover a conscientização sobre a importância de respeitar e proteger os seres vivos que habitam o planeta. Ele enfatiza que a prática de crueldade contra animais representa uma ameaça ao avanço da consciência ambiental e ética.

Caso o projeto seja aprovado, as empresas de mídia, provedores de internet e redes sociais terão a responsabilidade de remover, em até 48 horas, qualquer conteúdo que faça apologia aos maus-tratos aos animais. Aqueles que não cumprirem com a determinação estarão sujeitos a responder solidariamente pelo crime de maus-tratos.

Agora, o próximo passo é a análise da proposta pelas comissões de Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após essa etapa, o projeto será levado para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, onde os parlamentares terão a oportunidade de manifestar seus posicionamentos e decidir sobre a implementação da penalidade para a apologia aos maus-tratos aos animais.

A reportagem foi produzida por Lara Haje, com edição de Natalia Doederlein. O tema promete continuar gerando discussões e reflexões importantes sobre os direitos e a proteção dos animais em nossa sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo