O projeto em questão, de número 5041/23, proposto pelo deputado Celso Russomanno, surgiu a partir do caso da empresa 123Milhas, que não cumpriu com a venda de passagens aéreas futuras, deixando milhares de consumidores sem as reservas e sem reembolso. Os projetos 5041/23 e 4745/23 tramitam juntos, e a proposta de Gilson Marques não torna obrigatória a contratação do seguro, deixando a decisão a critério do cliente.
O deputado Guilherme Boulos, autor do projeto original, propôs uma compensação direta aos consumidores afetados pela suspensão das viagens da 123Milhas, no entanto, sua proposta foi rejeitada pela comissão. Agora, o projeto segue em caráter conclusivo para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
É importante ressaltar que no momento da redação deste artigo, houve uma correção em relação ao relator do projeto, com a informação de que o substitutivo de Gilson Marques foi aprovado, tornando-se o parecer vencedor, e não o texto do deputado Duarte Jr. como inicialmente divulgado.
Agora, o projeto segue para novas análises e deliberações nas próximas fases do processo legislativo. Acompanhe nosso site para mais informações e atualizações sobre esse e outros projetos em discussão no Congresso Nacional.