A imunoterapia é uma abordagem de tratamento que visa fortalecer o sistema imunológico do paciente para combater a doença. Ao ativar as defesas naturais do organismo, a imunoterapia pode proporcionar efeitos colaterais reduzidos em comparação a outros métodos de tratamento.
A deputada Rosângela Reis, autora do projeto, argumenta que a imunoterapia tem se mostrado uma alternativa eficaz no tratamento de vários tipos de câncer, oferecendo maiores chances de cura e prolongando a sobrevida dos pacientes. No entanto, devido ao alto custo do tratamento, muitas pessoas têm dificuldades em acessá-lo. Por essa razão, a proposta também prevê a criação de Centros de Referência em Imunoterapia em todas as regiões do país, responsáveis por oferecer o tratamento, acompanhar os pacientes e capacitar profissionais de saúde.
A regulamentação dos critérios de utilização, monitoramento e avaliação da imunoterapia caberia ao Ministério da Saúde, de acordo com o texto do projeto. A proposta será analisada pelas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
A autoria da reportagem é de Murilo Souza e a edição é de Pierre Triboli.