CAMARA DOS DEPUTADOS – Programa Exames da Melhor Idade: Castro Neto defende proposta de prevenção e diagnóstico de doenças em idosos no SUS.



Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio de 2024, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6178/23, que estabelece a criação do programa Exames da Melhor Idade no Sistema Único de Saúde (SUS). O principal objetivo do programa é prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas.

Proposto pelo deputado Marx Beltrão (PP-AL), o projeto foi avaliado e recomendado pelo relator, deputado Castro Neto (PSD-PI). Segundo o texto aprovado, os exames realizados pelo programa devem seguir protocolos clínicos cientificamente comprovados, levando em consideração o histórico e o quadro clínico do paciente. Além disso, o programa irá avaliar a saúde psicológica e a situação vacinal da pessoa idosa.

De acordo com Castro Neto, a proposta do programa Exames da Melhor Idade está alinhada com os princípios do SUS e representa um avanço significativo no cuidado com a saúde da população idosa. Ele ressalta que a detecção precoce de doenças e condições de saúde favorece intervenções preventivas eficazes, contribuindo para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Uma pequena modificação foi feita na proposta para prever a regulamentação posterior do programa, caso seja aprovado e convertido em lei. O próximo passo para o projeto é a análise pelas comissões de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

A aprovação deste projeto representa um avanço significativo no atendimento à saúde da população idosa, garantindo maior acesso a exames preventivos e contribuindo para a promoção de uma vida mais saudável e de qualidade para esse segmento da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo