O deputado Átila Lira (PP-PI), relator da proposta que originou a lei, destacou a importância do Mover para a economia brasileira. Ele ressaltou a necessidade de fomentar a indústria automotiva nacional, que já foi uma das maiores do mundo e hoje ocupa uma posição menos expressiva no cenário global. Segundo o deputado, o setor emprega atualmente cerca de 1,5 milhão de trabalhadores e os investimentos previstos contribuirão para a retomada do crescimento.
Para ter acesso aos incentivos do Mover, as empresas devem ter projetos aprovados pelo governo e destinar uma parte da receita bruta para pesquisa e desenvolvimento de soluções alinhadas à descarbonização e à introdução de tecnologias assistivas nos veículos. A habilitação das empresas valerá até janeiro de 2029, e já foram anunciados investimentos da ordem de R$130 bilhões.
A nova lei também estabelece a taxação de produtos importados, com alíquotas que variam dependendo do valor e do tipo de mercadoria. Essas medidas visam a proteção e fortalecimento da indústria nacional, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Além disso, o governo realizou vetos em dispositivos que poderiam prejudicar a produção nacional, como a importação de autopeças em condições tributárias mais favoráveis que as peças nacionais.
O Mover representa um passo importante para a retomada do crescimento econômico e a valorização da indústria nacional, incentivando a inovação e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no setor automotivo. Conforme as empresas se adequem às exigências do programa, espera-se uma transformação significativa no mercado, com benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia do país.