O presidente do P20 ressaltou a necessidade de avançar na promoção da igualdade de gênero, da autonomia econômica feminina e da superação do racismo para combater questões como fome, pobreza e desigualdade. Lira enfatizou que a posição das mulheres, especialmente as mais vulneráveis, é fundamental para o desenvolvimento sustentável, uma vez que são as que mais sofrem os impactos da mudança climática.
Sob sua gestão, Lira propôs e realizou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em julho, reunindo 40% de mulheres parlamentares no evento atual. Ele sugeriu ao Parlamento da África do Sul, próximo presidente do P20, a continuidade desse encontro como parte essencial e permanente da agenda do grupo.
Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados destacou os avanços da atual legislatura brasileira em relação à participação feminina no parlamento, citando leis aprovadas para coibir fraudes em candidaturas femininas, tipificar a violência política de gênero e estabelecer medidas para prevenir e combater esse tipo de violência.
Apesar dos avanços, Lira ressaltou que ainda há muito a ser feito para garantir uma maior representatividade feminina na política, mas os resultados obtidos até o momento demonstram que o trabalho do Legislativo brasileiro está surtindo efeito.
A conexão da Reunião de Mulheres Parlamentares com a Cúpula do P20 visa embasar os debates em Brasília e reforçar a importância desse encontro na agenda do grupo de agora em diante. Com isso, Arthur Lira reforça o compromisso com a igualdade de gênero e a representatividade feminina no cenário político.