CAMARA DOS DEPUTADOS – Ministério dos Transportes anuncia mudanças na Lei das Ferrovias para permitir leilões com aporte de recursos públicos.

Em uma recente audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, realizada no dia 11 de setembro de 2024, o secretário de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, anunciou mudanças significativas que serão implementadas na Lei das Ferrovias, de 2021. Uma das principais alterações será a permissão para leilões com aporte de recursos públicos, visando atender às demandas dos usuários do sistema, que têm reclamado de tarifas elevadas e falta de transparência por parte das empresas.

O marco regulatório do setor ferroviário trouxe inovações ao introduzir a figura da autorização, inspirada no modelo adotado pelo setor de telecomunicações. No entanto, Ribeiro ressaltou a necessidade de uma parceria mais efetiva com o setor privado, através de leilões com aporte de recursos públicos, para estimular o crescimento e a eficiência do setor.

Além disso, o secretário do Ministério dos Transportes destacou outras medidas em andamento, tais como a interoperabilidade da malha ferroviária, incentivos fiscais por meio de debêntures incentivadas e ICMS, e projetos de viabilidade técnica para novas ferrovias, como a Ferrogrão, o corredor Leste-Oeste, entre outros.

Durante a audiência, representantes de diferentes segmentos do setor de transporte expressaram suas preocupações e críticas. Luis Baldez, presidente da Associação Nacional dos Transportes de Cargas, denunciou a cobrança abusiva de tarifas acessórias pelas concessionárias, que encarecem o transporte ferroviário em relação ao rodoviário. Já Alexandre Barra, da Associação Brasileira de Óleos Vegetais, ressaltou a alta demanda por transporte ferroviário e a falta de espaço para atender a todos os usuários, o que tem levado muitos a optarem pelo transporte rodoviário, mais caro e menos eficiente.

Diante das preocupações levantadas, o deputado Gilberto Abramo, presidente da comissão, prometeu apresentar requerimentos para obter mais informações sobre a utilização da malha ferroviária e não descartou a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as questões levantadas na audiência.

Em resumo, a audiência pública revelou os desafios e as perspectivas do setor ferroviário no Brasil, destacando a necessidade de medidas concretas para promover a eficiência, transparência e competitividade no transporte de cargas por ferrovias.

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