De acordo com a pesquisadora, é fundamental adotar parâmetros como carga horária, tamanho das turmas, remuneração dos professores e manutenção dos equipamentos para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Ela também comparou os investimentos em educação infantil e ensino médio no Brasil com países da OCDE, apontando uma diferença significativa nos gastos.
A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) ressaltou a importância de questionar se apenas aumentar os recursos resultará em uma melhoria na qualidade do ensino. Segundo ela, é fundamental avaliar se a base educacional está correta e se há parâmetros claros para medir o sucesso dos investimentos. Por outro lado, Maria Teresa Alves, do Inep, enfatizou que não há educação de qualidade sem investimento e destacou o papel crucial do Fundeb nesse processo.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) terá um papel fundamental no aumento da qualidade do ensino, com a participação da União nesse fundo prevista para aumentar de 10% para 23% até 2026. Essa mudança deve contribuir para reduzir as desigualdades regionais e melhorar os indicadores de qualidade da educação no país.
Em resumo, o debate na Câmara dos Deputados evidenciou a necessidade de investimentos contínuos e eficazes na educação brasileira, destacando a importância de políticas educacionais bem estruturadas e de acompanhamento rigoroso dos resultados para garantir o sucesso das iniciativas.