CAMARA DOS DEPUTADOS – Frente Parlamentar Mista pela Educação firma compromisso de valorização dos professores em novo termo de compromisso.

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação, assinou um termo de compromisso pela valorização dos professores, representando um esforço para mudar o cenário do ensino no Brasil. O texto inclui reivindicações como salários adequados, melhoria dos espaços físicos das escolas e estímulo à saúde física e mental dos professores.

A deputada Professora Goreth (PDT-AP), uma das coordenadoras da Comissão de Desenvolvimento e Valorização de Professores da bancada da educação, ressaltou a importância de pressionar governos e sociedade civil por mais avanços e pelo reconhecimento da carreira do magistério. Ela afirmou que é essencial debater os desafios enfrentados pelos professores no país e apontar caminhos para incentivar os jovens a se interessarem pela nobre profissão de professor.

Uma pesquisa divulgada em outubro, chamada Índice de Valorização do Professor (IVP), revelou que apenas um em cada quatro brasileiros acredita que os professores são valorizados. Entre os próprios professores, apenas um entre cinco enxerga essa valorização. O indicador mediu cinco áreas: campo de atuação, carreira, ambiente de trabalho, profissionalismo e bem-estar individual.

O IVP, que é organizado pelo Instituto Península, apontou a necessidade de mais atenção às condições de trabalho dos professores, destacando, por exemplo, suas jornadas excessivas, grandes quantidades de alunos e a necessidade de trabalhar em mais de uma escola. A diretora de Esportes, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional do instituto, Daniela Kimi, acredita que o IVP vai ajudar na criação de novas políticas públicas para a valorização dos professores.

O evento de assinatura do termo de compromisso pela valorização dos professores contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e da União Nacional dos Estudantes. A Frente Parlamentar Mista da Educação, criada em abril de 2019 e composta por mais de 200 parlamentares, tem como objetivo defender uma educação pública de qualidade por meio de sua atuação no Congresso Nacional.

Essa iniciativa visa dar mais atenção e reconhecimento para a importante e desafiadora tarefa de educar as futuras gerações do país, e a assinatura do termo de compromisso pela valorização dos professores representa um passo significativo na busca por uma educação de qualidade no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo