CAMARA DOS DEPUTADOS – Especialistas pedem transformação do Parfor em política de estado durante audiência na Câmara dos Deputados



Deputada Socorro Neri preside o debate na Câmara
Especialistas defendem transformação do Parfor em política de Estado

Na tarde desta quinta-feira (9), a Comissão de Educação realizou uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a necessidade de transformação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em uma política de Estado permanente. A presidente da Comissão, deputada Socorro Neri (PP-AC), presidiu o debate, que contou com a participação de especialistas na área de educação.

Criado por decreto em 2009, o Parfor tem como objetivo oferecer formação universitária para professores que não possuem curso superior ou que atuam em áreas diferentes de sua formação original. De acordo com os debates, o programa já formou cerca de 62 mil docentes em estados, municípios e no Distrito Federal.

Durante a audiência pública, diversos especialistas enfatizaram a necessidade de transformar o Parfor em uma política de Estado para a educação, alegando que a descontinuidade e a descaracterização do programa limitam seu impacto a cada mudança de governo. A presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Suzane Gonçalves, destacou a importância de garantir a continuidade do Parfor, afirmando que a transformação do programa em política de Estado seria fundamental para assegurar sua permanência e eficácia.

O diretor-executivo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Romilson Siqueira, compartilhou essa visão, apontando a necessidade de evitar disputas políticas que possam impactar o futuro do programa.

Outro ponto discutido foi a questão dos professores temporários, que representam um desafio para o Parfor. O presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor, Mark Clark Assen, destacou que muitos professores que concluem o curso de formação acabam enfrentando a incerteza em relação à sua permanência na educação básica, o que impacta sua motivação e engajamento.

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcia Serra Ferreira, também participou do debate e ressaltou o desafio de ampliar o orçamento do programa, enfatizando a importância de garantir recursos que possam assegurar a continuidade e expansão do Parfor.

Uma crítica foi feita em relação ao Ministério da Educação (MEC), acusado de discutir mudanças no Parfor sem a participação de entidades educacionais. A deputada Socorro Neri afirmou que o assunto será levado ao ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de evitar retrocessos.

A audiência pública contou com a presença dos deputados Professora Goreth (PDT-AP) e Daniel Barbosa (PP-AL), que acompanharam atentamente os debates.

Portanto, a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados trouxe à tona a importância de transformar o Parfor em uma política de Estado permanente, visando garantir a formação e a continuidade dos professores na educação básica, bem como a necessidade de assegurar recursos suficientes para sua manutenção e expansão. A participação dos especialistas e parlamentares na discussão dessa temática fundamental para a educação brasileira representa um passo importante na busca por soluções e avanços nesse campo.

Reportagem por: Janary Júnior
Edição por: Natalia Doederlein

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