CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado Propõe Campanha Nacional de Conscientização sobre Peritonite Infecciosa Felina (PIF) para Prevenção da Doença em Gatos

Campanha Nacional Visa Conscientizar Sobre a Peritonite Infecciosa Felina

Em uma importante iniciativa para a saúde dos animais domésticos, o Projeto de Lei 2223/24 foi instituído no último dia 24, propondo uma campanha nacional de conscientização sobre a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), doença viral que afeta o sistema digestivo de gatos, principalmente filhotes e jovens. A PIF, causada por um coronavírus felino, é um desafio constante para veterinários, e o projeto promete trazer luz a essa questão, informando a população sobre a transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamento da doença.

O deputado Bruno Ganem (Pode-SP), autor da proposta, ressaltou a complexidade do diagnóstico da PIF, muitas vezes comparado a um verdadeiro quebra-cabeças. “O diagnóstico ainda é feito pela junção de diversos dados, como os de anamnese, histórico clínico, exames laboratoriais gerais e pesquisa de anticorpos", explicou Ganem. Ele destacou que, em muitos casos, os gatos chegam ao veterinário já em um estado de debilitação grave, o que torna a conscientização e o diagnóstico precoce ainda mais cruciais.

Os sintomas mais comuns da PIF, como acúmulo de líquido no abdômen ou no tórax, febre intermitente, diarreia e perda de peso, serão destacados na campanha, com o objetivo de alertar os tutores sobre a importância de procurar ajuda veterinária a tempo. A proposta delineia que o Poder Executivo poderá promover ações de divulgação nos meios de comunicação e distribuir materiais informativos em unidades de saúde e escolas. Tal esforço poderá ser amplamente potencializado pela cooperação da iniciativa privada, entidades civis, e organizações profissionais ou científicas, que contribuiriam com esclarecimentos e informações detalhadas sobre a doença.

Ganem acredita que essa iniciativa beneficiará significativamente a saúde e o bem-estar dos gatos no Brasil, ao mesmo tempo que reduzirá a incidência de PIF. A proposta atualmente se encontra em caráter conclusivo nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após essa fase, outras etapas legislativas serão necessárias para a concretização da campanha.

Essa medida surge em um momento em que a sensibilidade sobre a saúde animal está em alta, e campanhas educativas se mostram ferramentas poderosas para a prevenção de doenças. A conscientização sobre a PIF é um passo importante para tutores e veterinários, ajudando a detectar e tratar a doença mais rapidamente, e proporcionando aos felinos uma maior qualidade de vida. Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, recomenda-se acessar a página oficial da câmara dos deputados.

Essa reportagem foi editada por Pierre Triboli e contou com a colaboração do repórter Tiago Miranda.

Sair da versão mobile