A dislexia do desenvolvimento se caracteriza pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. A pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-las mentalmente em uma sequência temporal, tornando os sintomas mais evidentes durante a fase da alfabetização.
O transtorno atinge de 0,5% a 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia, sendo fundamental um diagnóstico precoce para minimizar a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança com dislexia. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico, podendo se estender a outros profissionais, como neurologista e oftalmologista, conforme o caso.
Além da iluminação em apoio à causa da dislexia, também foi realizada uma ação de conscientização sobre a deficiência do transportador de Riboflavina (RTD). Esta é uma doença rara, de origem genética, causada por alteração em um gene do DNA, que provoca a falta de uma enzima que transporta a riboflavina para dentro da célula, resultando em prejuízo em atividades metabólicas.
Os sintomas da RTD incluem fraqueza muscular em mãos, pés, braços, pernas, pescoço e tronco, dificuldade de andar, perda do equilíbrio, movimentação involuntária dos olhos e da língua, dificuldade de deglutir alimentos e dificuldades respiratórias. O diagnóstico é feito por exame genético, e o tratamento é feito por suplementação de riboflavina, em altas doses, pela vida toda, com as terapias de suporte e reabilitação necessárias.
A iluminação especial da cúpula da Câmara dos Deputados busca ampliar a conscientização sobre essas condições e a importância do diagnóstico precoce para garantir um melhor suporte e tratamento aos indivíduos afetados. A iniciativa ressalta a necessidade de políticas públicas e investimento em pesquisa na área da saúde para garantir melhor qualidade de vida e inclusão social para as pessoas com dislexia e RTD.