CAMARA DOS DEPUTADOS – Congresso Analisa Proposta de R$ 1,3 Milhão para Contribuição ao Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social

Congresso Nacional Analisa Projeto de Crédito Especial para Contribuição ao Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico

Na manhã do dia 17 de junho de 2026, o Congresso Nacional deu início à análise de um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que propõe a abertura de um crédito especial no valor de R$ 1,3 milhão no Orçamento de 2026. Este montante será destinado ao pagamento da contribuição voluntária do Brasil ao Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social, comumente conhecido como Instituto PLN. Vale destacar que este instituto integra a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), uma organização que busca promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Os recursos necessários para essa contribuição virão de remanejamentos dentro das dotações do Ministério do Planejamento e Orçamento. A proposta tem como objetivo primário fortalecer a atuação do Brasil em fóruns internacionais que discutem planejamento econômico e social, refletindo o compromisso do país em colaborar com o desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe.

Após a análise inicial, a proposta será encaminhada à Comissão Mista de Orçamento, a qual é responsável por avaliar as propostas orçamentárias do Executivo, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). Uma vez aprovada por esta comissão, o projeto seguirá para a discussão e votação no Plenário do Congresso Nacional, onde as duas casas – Câmara dos Deputados e Senado Federal – se reunirão em uma sessão conjunta para deliberar sobre a matéria.

A tramitação desse projeto é um dos muitos processos legislativos que evidenciam a necessidade de o Brasil se posicionar ativamente em instituições multilaterais, onde se discutem e se implementam políticas que podem impactar significativamente o desenvolvimento regional. A expectativa é que, com a aprovação do crédito especial, o Brasil reforce seu papel ativo nas atividades do Instituto PLN e trabalhe em conjunto com outros países latino-americanos e caribenhos para enfrentar os desafios econômicos e sociais da região.

Esse investimento no Instituto não apenas permite uma participação mais robusta do Brasil nas discussões sobre planejamento econômico, mas também afirma a importância da colaboração internacional em tempos de incertezas econômicas. A contribuição, portanto, é vista como um passo essencial para o fortalecimento das relações entre os países latino-americanos e uma oportunidade para troca de experiências e boas práticas em gestão e desenvolvimento sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo