CAMARA DOS DEPUTADOS – “Comissão especial discute possibilidade de acumulação de cargos por professores da rede pública em reunião nesta quarta-feira”

A comissão especial responsável por analisar a possibilidade de professores da rede pública acumularem cargos no serviço público está reunida nesta quarta-feira (13) para discutir e votar o parecer da relatora, deputada Maria Rosas. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/19, em discussão, visa permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza, em contraste com a atual permissão para o acúmulo de dois cargos de professor ou de um de professor com outro técnico ou científico.

Maria Rosas assumiu a relatoria da proposta em substituição ao deputado Prof. Paulo Fernando, que passou a exercer o mandato como suplente no ano anterior e se afastou em janeiro deste ano com o retorno do titular. A deputada enfatiza que a medida proposta visa resolver os constantes litígios judiciais que questionam a acumulação de cargos por professores.

Em termos de tramitação, a admissibilidade da PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada pela comissão especial, o texto seguirá para análise e votação pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

A discussão em torno dessa questão é de extrema relevância para a categoria dos professores da rede pública, uma vez que o acúmulo de cargos pode representar uma melhoria nas condições salariais e no desenvolvimento profissional. A decisão da comissão especial e posterior votação no Plenário da Câmara podem impactar significativamente a vida desses profissionais da educação.

É fundamental acompanhar de perto os desdobramentos desse debate e as decisões tomadas pelos parlamentares, pois o tema tem repercussões diretas nas carreiras dos professores e na qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas do país. A votação da PEC 169/19 marca um passo importante na legislação que regula o exercício da profissão docente e a garantia de seus direitos trabalhistas.

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