CAMARA DOS DEPUTADOS – “Comissão especial da Câmara dos Deputados vota parecer sobre acumulação de cargos de professor com outro de qualquer natureza”

A Comissão da Câmara dos Deputados que analisa a possibilidade de professores da rede pública acumularem cargos no serviço público reuniu-se no dia 13 de dezembro de 2023 para votar o parecer do relator, deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF). O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/19, que permite a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza.

De acordo com a Constituição atual, é permitido o acúmulo de dois cargos de professor ou um de professor com outro técnico ou científico. No entanto, a proposta em discussão busca ampliar essa permissão, visando resolver questões judiciais que surgiram devido à falta de clareza sobre o conceito de cargo técnico ou científico.

O autor da proposta, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), argumentou que a falta de precisão na definição de cargo técnico ou científico tem gerado constantes questionamentos judiciais, o que reforça a necessidade de uma regulamentação mais clara nesse sentido.

A admissibilidade da PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, com a aprovação da comissão especial, o próximo passo é a análise do Plenário da Câmara.

A discussão sobre a possibilidade de acumulação de cargos por professores é de grande relevância no cenário educacional e administrativo do país. A flexibilização dessa norma pode impactar diretamente na vida profissional e financeira dos docentes, proporcionando novas oportunidades de crescimento e estabilidade no mercado de trabalho.

Portanto, a votação e possível aprovação da PEC 169/19 têm o potencial de gerar impactos significativos no setor educacional e no serviço público como um todo. É importante acompanhar de perto o desenrolar desse processo e as decisões que serão tomadas pelos parlamentares, pois elas têm o poder de influenciar diretamente a vida de milhares de profissionais da educação em todo o país.

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