CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão debate tratamento de mieloma múltiplo no SUS e problemas na gestão de medicamentos e tecnologias.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável por acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (5) com o intuito de discutir o tratamento de mieloma múltiplo no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta para o debate foi feita pela deputada Silvia Cristina (PL-RO) e o evento está marcado para as 10 horas, no plenário 11.

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta as células da medula óssea responsáveis pela produção de anticorpos no combate a vírus e bactérias. A doença é mais comum em homens do que em mulheres, e estima-se que haja 7.600 novos casos identificados a cada ano no Brasil.

Um dos principais pontos a serem abordados na audiência é a gestão de medicamentos e a incorporação de novas tecnologias no tratamento do câncer. Segundo a deputada Silvia Cristina, esse é um dos problemas enfrentados no combate à doença no país. Ela destaca a grande demora entre a produção e a disponibilização dessas tecnologias aos pacientes, que pode chegar a 3 ou 4 anos.

A relatora da comissão ressalta a importância de destacar esse tema, afirmando que é necessário que a comissão dê o merecido destaque a essa questão tão relevante para os pacientes com câncer. A ideia é propor soluções e medidas que possam agilizar o processo de incorporação de tecnologias e garantir um tratamento mais eficiente e ágil para os pacientes.

O debate sobre o tratamento de mieloma múltiplo no SUS é fundamental para uma melhor compreensão dos desafios enfrentados e para buscar alternativas que viabilizem uma resposta mais eficaz e acessível aos pacientes. A audiência pública permitirá a troca de informações entre especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, possibilitando uma discussão ampla sobre o tema.

A expectativa é que essa audiência traga contribuições significativas para aprimorar as políticas públicas de combate ao câncer, especialmente no que se refere ao tratamento do mieloma múltiplo. Deputados, especialistas e representantes da sociedade têm a oportunidade de discutir soluções para os desafios enfrentados, visando melhorar a qualidade de vida e as chances de cura dos pacientes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo