CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados discute risco de surto de doenças nas Américas com diretor da Opas


A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (7) para discutir o risco de surtos de doenças nas Américas. O convidado especial será o diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa.

A audiência foi solicitada pela deputada Iza Arruda (MDB-PE), que ressalta a preocupação com a baixa cobertura vacinal na região das Américas. De acordo com a parlamentar, atualmente as Américas possuem a segunda pior cobertura vacinal do mundo.

Dados revelam que aproximadamente 2,7 milhões de crianças não receberam todas as doses de vacina em 2021, o que compromete a proteção contra doenças como difteria, tétano e coqueluche. Além disso, mais da metade das crianças que nunca foram vacinadas na região estão no Brasil e no México.

A deputada Iza Arruda destaca o recente comunicado de Jarbas Barbosa, que convocou os países a intensificarem os programas de vacinação de forma urgente. Segundo a parlamentar, o risco de surtos de doenças nas Américas atingiu o maior nível dos últimos 30 anos, devido à queda na cobertura vacinal.

A audiência pública será realizada no plenário 7, a partir das 11 horas. Na ocasião, Jarbas Barbosa terá a oportunidade de apresentar dados e discutir estratégias para combater o baixo índice de cobertura vacinal na região das Américas. O objetivo é conscientizar os parlamentares e a sociedade sobre a importância da vacinação para prevenir doenças e promover a saúde pública.

É fundamental que os países das Américas unam esforços para aumentar a vacinação e garantir a proteção de todas as crianças e adultos. A pandemia da Covid-19 mostrou a importância da imunização em massa e agora é necessário redobrar os esforços para evitar surtos de outras doenças.

Portanto, a audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados será um momento oportuno para debater e buscar soluções efetivas para o desafio da baixa cobertura vacinal nas Américas. A participação do diretor da Opas, Jarbas Barbosa, poderá contribuir significativamente para o debate e para a definição de ações que visem melhorar a saúde da população nas Américas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo