CAMARA DOS DEPUTADOS – “Comissão de Educação da Câmara debate impactos do ‘fator amazônico’ na logística escolar da região ribeirinha”



Na próxima terça-feira (18), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública para discutir os impactos do “fator amazônico” nas políticas públicas educacionais. O termo “fator amazônico” refere-se aos custos adicionais de logística e transporte que são necessários para realizar ações na região Amazônica.

A iniciativa para debater esse tema partiu da deputada Professora Goreth (PDT-AP) e o evento está marcado para começar às 10 horas, ainda sem local definido. A deputada destaca a complexidade da vasta extensão territorial da Amazônia que dificulta o acesso, devido às grandes áreas de floresta, rios e estradas precárias. Essa dificuldade acaba impactando diretamente nos preços e na qualidade dos serviços oferecidos na região.

Um exemplo citado pela deputada é a logística da distribuição da merenda escolar em regiões ribeirinhas. A comida chega às comunidades por meio de balsas, barcos a motor ou pequenos aviões, o que demanda um planejamento logístico complexo e movimenta um grande número de pessoas e recursos não inicialmente previstos.

Além disso, Professora Goreth ressalta outras dificuldades enfrentadas por alunos e professores na região, como a necessidade de adaptação do horário de aula das escolas ribeirinhas às marés e o longo tempo de percurso que os alunos precisam enfrentar navegando pelos rios amazônicos para chegar à escola.

Diante desses desafios, a deputada destaca a necessidade de repensar a forma convencional de executar políticas públicas na Amazônia. A audiência pública visa debater essas questões e buscar alternativas para garantir uma educação de qualidade na região, levando em consideração as peculiaridades do território amazônico.

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