CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei para regulamentar educação especializada.



Na tarde de hoje, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um importante projeto de lei que visa regulamentar a educação especializada de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A proposta, de autoria do deputado Márcio Honaiser, estabelece que as aulas especiais devem ser ministradas obrigatoriamente na própria escola ou em outra instituição de ensino regular, desde que os horários não prejudiquem as aulas comuns.

Essa iniciativa representa uma mudança significativa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Pessoa com Deficiência. O relator do projeto, deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), ressaltou a importância do texto aprovado, que é um substitutivo proposto pela Comissão de Educação ao Projeto de Lei 3007/23, de autoria do deputado Paulo Litro (PSD-PR). Este substitutivo retirou um ponto crucial da proposta original, que garantia o direito à matrícula simultânea em escola regular e especial para alunos com síndrome de Down.

Ao justificar a modificação, Honaiser afirmou que a legislação já prevê o direito dos estudantes com síndrome de Down de conciliarem o ensino regular com o atendimento especializado. No entanto, o relator considerou necessário tornar a lei mais clara e precisa, estabelecendo a obrigatoriedade das aulas especiais ocorrerem na própria escola ou em outra instituição de ensino regular.

Além disso, o projeto aprovado permite que as aulas especiais sejam oferecidas tanto na rede pública quanto em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas credenciadas pelas secretarias de educação.

A proposta agora seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto ainda precisará ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Esta é mais uma medida importante para garantir a inclusão e o acesso à educação de qualidade para todas as pessoas com deficiência no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo