CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que veda marco temporal para demarcação de terras indígenas

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou, em sessão realizada hoje, o projeto de lei que proíbe a imposição de marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O PL 4566/23, apresentado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), visa garantir que as terras ocupadas pelos povos indígenas sejam reconhecidas e protegidas de acordo com seus usos, costumes e tradições, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988.

O projeto também estabelece o Marco Temporal do Genocídio Indígena, que tem início com a invasão do Brasil, em 1500. A proposta surge como uma resposta à aprovação da tese do marco temporal, prevista no PL 490/17, que aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a deputada Célia Xakriabá, o marco temporal coloca os colonizadores como donos legítimos da terra e os indígenas como invasores. Essa tese tem sido contestada e considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator do projeto, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), emitiu parecer favorável à proposta, destacando a importância de trazer segurança jurídica para o direito originário à terra dos povos indígenas, como previsto na Constituição. Alencar ressaltou que a aprovação do PL 490/17 é uma tentativa de subverter o comando constitucional e revogar a decisão do STF.

Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Caso seja aprovado, seguirá para apreciação do Plenário.

A demarcação de terras indígenas é um tema de grande relevância e tem gerado muita discussão no Congresso Nacional. A proteção dessas terras é fundamental para garantir o direito dos povos indígenas à sua cultura, tradição e reprodução física. A imposição de um marco temporal só serve para beneficiar interesses econômicos e ignorar os direitos históricos dessas comunidades.

É importante que a sociedade esteja atenta a esses debates e cobre dos parlamentares ações que visem garantir a proteção e preservação dos povos indígenas, respeitando seus direitos constitucionais. A aprovação desse projeto é um passo importante nessa direção.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo