CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que obriga governo a divulgar normas de defesa agropecuária na internet.



Na tarde do dia 29 de agosto de 2024, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2993/19. A proposta, que agora segue para análise nas comissões de Comunicação, de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), determina que o governo federal seja obrigado a publicar de forma organizada todos os atos normativos relacionados à defesa agropecuária, incluindo os provenientes de acordos internacionais.

De autoria do Senado, o projeto teve parecer favorável da deputada Daniela Reinehr (PL-SC), relatora da matéria. Segundo Reinehr, a publicação desses atos na internet fortalece a transparência e facilita a vida dos cidadãos, permitindo que o público acesse de forma simples as normas relacionadas à defesa agropecuária.

A plataforma de divulgação deverá permitir buscas por conteúdo textual, tipo, data e número do ato, assim como pela autoridade emissora, como o Ministério da Agricultura. Além disso, a proposta estabelece que as informações publicadas sejam atualizadas regularmente, com um prazo máximo de um dia útil em relação ao Diário Oficial da União, detalhando a situação atual de cada norma, incluindo vigência e alterações subsequentes.

Para a relatora, é essencial que exista um local onde todas essas normas estejam atualizadas e organizadas tematicamente, facilitando a pesquisa por parte do público em geral.

Agora, o Projeto de Lei 2993/19 seguirá o rito de tramitação pelo qual será analisado exclusivamente pelas comissões designadas, dispensando a deliberação do Plenário. Para se tornar lei, a proposta ainda precisará ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

A iniciativa visa aprimorar a divulgação e o acesso às normas relacionadas à defesa agropecuária, contribuindo para uma maior transparência e eficiência no setor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo