CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão da Câmara aprova projeto de lei para combater idadismo e etarismo e promover valorização da pessoa idosa nas escolas brasileiras.

Em um passo significativo para a inclusão e valorização de pessoas idosas, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 2617/24. O foco deste projeto é a criação de iniciativas voltadas para o combate ao idadismo e ao etarismo, formas de discriminação que afetam a dignidade dos cidadãos mais velhos. O relator da proposta, deputado Marco Feliciano (PL-SP), optou por realizar emendas que alteram significativamente o Estatuto da Pessoa Idosa e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), introduzindo, de maneira permanente, conteúdos que promovem o respeito e a valorização do envelhecimento nos currículos escolares.

Uma das inovações mais notáveis do projeto é a instituição da Semana Nacional de Combate ao Idadismo, que será celebrada anualmente na primeira semana de outubro. Durante essa semana, escolas e empresas serão incentivadas a realizar palestras e campanhas educativas, além de exposições que mostrarão trabalhos desenvolvidos por pessoas idosas. Esse esforço visa criar um ambiente mais tolerante e inclusivo para a terceira idade, promovendo um diálogo intergeracional.

O projeto também se destaca por prever a criação de canais de denúncia para casos de discriminação, garantindo que as vítimas recebam atendimento especializado. Ademais, incentiva o desenvolvimento de espaços de convivência entre jovens e idosos nas instituições de ensino, além de estabelecer programas de inclusão digital voltados para a população idosa, reconhecendo a importância da tecnologia na atualidade.

Marco Feliciano justificou sua decisão de incorporar essas medidas nas leis existentes como uma forma de fortalecer juridicamente a proteção aos idosos. “Promove-se o reconhecimento jurídico do problema e, consequentemente, ampliam-se as possibilidades de políticas públicas direcionadas a combatê-lo”, explicou. O deputado Pedro Aihara (PP-MG), coautor da proposta, alerta que a crescente população idosa no Brasil exige uma atenção constante e um reforço nas ações contra as práticas discriminatórias.

A proposta, agora, seguirá para discussão nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, deverá ser submetida ao Plenário e, posteriormente, ao Senado, para que possa se tornar lei. A mobilização da sociedade e o debate público serão fundamentais para que estas medidas possam trazer à tona uma mudança real na forma como o idadismo e o etarismo são enfrentados no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo