De acordo com a Professora Goreth, a pedagogia restaurativa é uma metodologia que promove a paz por meio de uma abordagem educacional que prioriza a construção de relações saudáveis e a resolução de conflitos através do diálogo e da empatia. Diante da crescente preocupação com a violência nas escolas, a deputada ressalta a necessidade de um debate multidisciplinar e destaca a iniciativa exemplar do Amapá na promoção da cultura da paz com base na teoria da pedagogia restaurativa.
O combate à violência escolar é tema de um estudo em andamento no Cedes da Câmara, que está sendo relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES). Através de uma análise aprofundada desse problema, espera-se desenvolver propostas e soluções efetivas para garantir um ambiente seguro e tranquilo nas escolas.
Segundo dados recentes, até abril deste ano já haviam sido registrados 24 ataques a escolas. Esses números alarmantes evidenciam a urgência de medidas que promovam a prevenção e o enfrentamento da violência nas instituições de ensino.
O Cedes é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados que se dedica à análise e discussão de temas inovadores com potencial de transformar a realidade do Brasil nas áreas econômica, política e social. Desde sua criação em 2003, foram publicados 27 estudos que contribuíram para a elaboração de leis e políticas públicas.
O colegiado é composto por 23 parlamentares e tem como presidente o deputado Da Vitória. As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente no site da Câmara dos Deputados ou adquiridas através da Livraria da Câmara.
Nesse contexto, a realização desse debate sobre a pedagogia restaurativa é de extrema importância para a busca de alternativas que promovam a paz e a resolução pacífica de conflitos nas escolas. Através da participação de especialistas na audiência, espera-se obter insights e propostas concretas que possam contribuir para a construção de um ambiente escolar seguro e saudável para todos os estudantes.