CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados Votará Urgência para Anistia de Participantes de Manifestações Políticas e Busca Pacificação Nacional, Afirma Hugo Motta.

Câmara dos Deputados Discute Projeto de Anistia e Apela pela Pacificação Nacional

Na noite de 17 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados, liderada por seu presidente Hugo Motta, se prepara para abordar um tema delicado e controverso: a votação do requerimento de urgência para a análise do projeto de lei que visa conceder anistia aos participantes de manifestações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a possível promulgação da nova legislação. O PL 2162/23, que tramita no Congresso, é um reflexo das tensões políticas recentes que marcaram o país, especialmente após os eventos de 8 de janeiro de 2023, cuja narrativa continua a dividir opiniões e gerar debates acalorados.

Motta, em suas declarações, enfatizou a importância de um diálogo construtivo. “O Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito. O país precisa andar”, afirmou o presidente da Câmara nas redes sociais, ressaltando que diferentes interpretações dos eventos de janeiro configuram uma realidade complexa que deve ser discutida e deliberada amplamente entre os membros da Casa Legislativa.

Com o requerimento de urgência em pauta, caso aprovado, será designado um relator no dia seguinte. Esse relator terá a responsabilidade de elaborar um texto que busque um consenso entre as diversas correntes de pensamento que permeiam a Câmara. Motta frisou a necessidade de um “grande sinal” de comprometimento da instituição com o Brasil e suas instituições. Segundo ele, o objetivo primordial é encontrar um caminho que respeite a democracia e promova a estabilidade política e social.

Além disso, o presidente da Câmara expressou sua esperança de que, ao definir o texto, haja uma orientação clara em prol da pacificação nacional. “Acredito que conseguiremos construir uma solução que leve em conta o respeito às instituições, o compromisso com a legalidade e as condições humanitárias dos envolvidos”, declarou. Essa abordagem diplomática é uma tentativa de restaurar a confiança nas instituições e de lidar com as feridas ainda abertas na sociedade.

À medida que a sessão progride, a expectativa é alta, e a sociedade aguarda atentamente as decisões dos parlamentares, que podem determinar os rumos da política no Brasil. Os desdobramentos nos próximos dias devem ser acompanhados de perto, especialmente em um cenário onde a busca por unidade se mostra mais urgente do que nunca.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo