CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados aprova projeto de transparência educacional com dados de censo e avaliações de estudantes para sanção presidencial.



Na tarde de quarta-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou o texto do Senado para o projeto de lei que visa autorizar o poder público a compartilhar e tornar públicos dados e microdados obtidos por meio do censo escolar e dos exames de avaliação dos estudantes. Os deputados Tiago Mitraud e Adriana Ventura, ambos do partido Novo, foram os autores da proposta aprovada, que agora seguirá para a sanção presidencial.

A matéria foi aprovada com parecer favorável do deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, para o texto do Senado, que fez algumas alterações em relação à versão aprovada pela Câmara. Um dos pontos excluídos foi o acesso sem restrições aos dados e microdados coletados, que agora só poderão ser acessados após a publicação do regulamento sobre o tema.

Outro ponto eliminado pelos senadores foi a exigência de realização de audiências públicas e consulta para a elaboração do regulamento e análise de impacto regulatório. A deputada Adriana Ventura destacou a importância da transparência na utilização dos dados educacionais, justificando que a proposta visa garantir o acesso a informações essenciais para a formulação de políticas públicas na área da educação.

Já a deputada Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, ressaltou que a retirada dos dados ocorreu no governo anterior e defendeu a importância de trabalhar com dados para embasar as políticas públicas. O projeto foi protocolado logo após a supressão de dados pelo INEP, Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira, durante o governo Bolsonaro.

Os dados e microdados coletados serão tratados, divulgados e compartilhados de forma anonimizada, ou seja, sem a identificação dos alunos ou das instituições escolares envolvidas, conforme estabelecido no regulamento. A sessão que aprovou a proposta pode ser assistida ao vivo por meio de um link disponibilizado no texto.

A reportagem, realizada por Eduardo Piovesan e Antonio Vital, destacou a importância da proposta para garantir a transparência na utilização dos dados educacionais e a relevância dos debates em torno do tema. A edição ficou a cargo de Geórgia Moraes. Acompanhe-nos para mais informações sobre essa matéria nas próximas atualizações.

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