CAMARA DOS DEPUTADOS – Brasil será sede da COP 30 em Belém após negociações da COP 29 em Baku discutirem doações para países em desenvolvimento.



No dia 04 de dezembro de 2024, às 15h, as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizaram um importante seminário para discutir os resultados da 29ª Conferência das Partes (COP 29) da Convenção Quadro de Clima das Nações Unidas. O evento foi solicitado pelos deputados Ivan Valente, do Psol-SP, e Talíria Petrone, do Psol-RJ, e ocorreu no plenário 2.

A COP 29 foi realizada no presente ano em Baku, no Azerbaijão, e finalizou com um compromisso dos países ricos de doarem 300 bilhões de dólares aos países em desenvolvimento até 2035, com o intuito de combater a crise do clima. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou sua expectativa por um resultado mais ambicioso e pediu que o acordo seja honrado integralmente e dentro do prazo.

Já com os olhos voltados para o futuro, a COP 30 será sediada pelo Brasil no próximo ano. Diante disso, os deputados ressaltaram a importância de discutir como os parlamentares podem se preparar para assegurar uma participação estratégica, responsável e de destaque dentro dessa agenda.

O tradicional mercado Ver O Peso, localizado em Belém, foi o cenário onde os debates sobre os desdobramentos da COP 29 foram realizados. Marcelo Soares, destacado jornalista, esteve presente para cobrir esse importante encontro.

Em suma, o seminário realizado pelas comissões da Câmara dos Deputados representa um passo importante na continuidade das discussões e ações em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, visando contribuir para a construção de um futuro mais consciente e responsável em relação às questões climáticas globais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo