Apresentando parecer favorável ao projeto, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocupa o cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora, ressaltou a importância desse prêmio. O Prêmio Glória Maria de Jornalismo será concedido anualmente a um jornalista cujo trabalho ou ações recebam especial destaque no jornalismo brasileiro. O agraciado receberá uma medalha como forma de reconhecimento.
A seleção dos premiados será feita após a indicação dos nomes pelas lideranças partidárias, com a decisão final sendo tomada pela maioria dos membros da Mesa Diretora. A entrega do prêmio ocorrerá em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena de agosto.
É importante ressaltar que o prêmio foi nomeado em homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos de idade, após uma batalha contra o câncer de pulmão, que vinha sendo tratado desde 2019. Glória Maria foi uma figura icônica no jornalismo brasileiro, contribuindo para abrir portas para muitas mulheres negras na profissão.
Maria do Rosário destacou a importância da jornalista no combate ao racismo. Para ela, Glória Maria desafiou preconceitos e se tornou um ícone para muitas brasileiras. Aureo Ribeiro também ressaltou a importância da repórter negra, lembrando que ela foi a primeira a se destacar na televisão. Ao apresentar o Fantástico, Glória recebeu várias cartas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proíbe a discriminação racial no Brasil desde 1951.
A sanção presidencial é agora o próximo passo para que o Prêmio Glória Maria de Jornalismo se torne uma lei efetiva. Mais informações sobre o projeto serão divulgadas em breve.