CAMARA DOS DEPUTADOS – A Comissão aprovou projeto que prioriza investimentos na modernização dos hospitais federais. Medida visa melhorar o atendimento à população.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que visa prioritizar os investimentos da União na modernização e ampliação do atendimento nos hospitais federais, buscando humanizar a prestação de serviços aos pacientes e reduzir as filas de espera. O projeto de lei em questão é o PL 2739/22, de autoria do ex-deputado Alexandre Frota (SP), e foi aprovado por meio de um substitutivo elaborado pelo relator Dr. Benjamim (União-MA), que fez ajustes na redação, mantendo as diretrizes gerais da versão original.

De acordo com o relator, ao priorizar tais investimentos, haverá uma melhoria significativa nos serviços prestados à população, contribuindo para a redução das desigualdades e garantindo o direito à saúde de forma mais igualitária. O texto aprovado estabelece que as medidas serão coordenadas pelo órgão gestor federal do Sistema Único de Saúde (SUS), que será responsável pelos gastos. As iniciativas envolverão a modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, aprimoramento dos processos de atendimento e capacitação das equipes.

Segundo Alexandre Frota, autor da proposta, o Brasil precisa cuidar melhor da saúde da população e não pode deixar os pacientes esperando por cirurgias, atendimentos e cuidados por um longo período, como tem acontecido.

O projeto de lei ainda está em tramitação e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Ele segue o rito de tramitação em caráter conclusivo, o que significa que sua votação ocorre apenas nas comissões designadas para analisá-lo, dispensando a deliberação do Plenário. No entanto, caso haja decisão divergente entre as comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados, a matéria será apreciada pelo Plenário.

Essa proposta é de extrema importância para a população brasileira, que muitas vezes enfrenta longas filas de espera por atendimento nos hospitais públicos. A modernização e a ampliação do atendimento nesses hospitais certamente trarão melhorias significativas para a saúde dos cidadãos, além de contribuir para a redução das desigualdades no acesso aos serviços de saúde. Agora, esperamos que a proposta seja aprovada pela CCJ e siga adiante para se tornar uma lei concreta e efetiva.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo